domingo, 5 de setembro de 2010

13/07/10 A viagem do PSD

Para um observador distante

Publicidade enganosa e ingenuidades


O PSD tem um espaço natural, a social-democracia. Consequentemente, uma ideologia definida. Partido reformista por natureza, tem de assumir uma postura clara em relação a áreas de intervenção pública como a educação, a saúde, a justiça, o ambiente e outras, e afinar o seu discurso pelo interesse comum e deixar-se de «liberalices» sem sentido e sem destinatários no seu espaço eleitoral, a não ser que queira disputar os 3% que transitam entre ele e o CDS, o que é manifestamente pouco. Se este PSD não é social-democrata estamos perante publicidade enganosa e tem de dizer ao que vem.

Quando este partido aceitou o presente envenenado de assumir que no seu interior existem alguns «barões » (a elite, seja lá o que isto for, e que põe e dispõe a seu belo prazer), relegou os outros que lá estão para a condição de «plebe» ou, pelo menos, para uma importância menor. Ou este partido fala para o pedreiro e para o médico ou está com o destino marcado.

Até agora, o único candidato que me pareceu entender isto foi Aguiar Branco, os outros têm palco, resta saber se terão audiência. Posso estar enganado, mas isso pouco importa. Enfim ingenuidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário